segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Quem financia quem?

Primeiramente, refaço a pergunta título do texto, quem financia quem?

Aqui faremos uma breve reflexão acerca do financiamento de campanha, fazendo um paralelo com o financiamento das pesquisas no âmbito acadêmico. O que motivou a elaboração desse pequeno texto, é claro, foi o episódio (matéria/encomenda) que envolveu o trabalho de pesquisa do professor Frazão, protagonizado pelo “Fantástico Dr. Dráuzio Varela”.
Vamos lá. Exemplo nº. 01 – Eike (Sheik) Batista fez uma pequena doação de 1 milhão para a candidata Dilma do PT e, também, de 1 milhão para José Serra do PSDB. Não sei se ele fez isso para que os irmãos ficassem com ciúmes e nem quem recebeu primeiro. Para ilustrar (Lobão ou João Alberto, Coragem da juventude e juventude de coragem).
De certo, o Sheik fez isso por puro desprendimento dos seus bens matérias. Tudo pela boa campanha eleitoral.
Em 2009, o BNDES comprou ações da empresa LLX de propriedade do benevolente Eike Batista por 140 milhões e pouco tempo depois vendeu para o mesmo cidadão as benditas ações por 70 milhões. Nossa quanta coincidência. Aí os tucanos dirão – ele ainda é assessorado pelo Zé Dirceu – vejam as matérias a respeito dos investimentos de Eike na América latina... Parapara.
Lembram o que a Branca fez com o Banco do Estado do Maranhão?
Dilma PT e Serra PSDB. Alguma diferença em relação a projeto neoliberal que ambos defendem para o Brasil? Se o BNDES estivesse nas mãos dos tucanos em 2009 a relação de “troca” das ações teria um desfecho diferente?
O governo neoliberal de Lula no seu primeiro mandato aprovou duas Leis muito boas para aumentar ainda mais a distância entre o investimento do governo e as pesquisas na Universidade públicas. Estamos falando das parcerias público – privada e lei de inovações Tecnológicas, Lei 11. 079/2004 e Lei 10.973/2004 respectivamente.
Trocando em miúdos, as referidas leis tratam do incentivo e financiamento de pesquisas, infra-estrutura... Com esse cenário, a partir de então as universidades terão autonomia para buscar investimentos, através de parcerias com a iniciativa privada a fim de fomentar a pesquisa as mesmas.
Rum... Novamente, Quem financia quem?
Nesse cenário, as minguadas verbas públicas direcionadas às pesquisas nas Universidades, já se sabe o caminho. Quais os interesses da empresas privadas? Teria estas o mesmo desprendimento do Eik Batista?
Para Finalizar, alguém tem alguma dúvida de quem fez a encomenda para o “Fantástico” Dr. Dráuzio Varella?
Registro aqui minha solidariedade ao professor Frazão e aos pesquisadores que persistem resistindo à falta de investimento e as pesquisas por encomenda.

Nenhum comentário: