quarta-feira, 18 de abril de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PSOL DE IMPERATRIZ

No dia 02 de abril de 2012, a Comissão Executiva Nacional do PSOL reconheceu a Comissão Provisória do Diretório Municipal de Imperatriz/MA, eleita no dia 22 de dezembro de 2011. Isto posto, quem decide e delibera a política municipal do PSOL em Imperatriz é essa Comissão homologada pela Executiva Nacional. É o que diz o artigo 57, parágrafo primeiro, do Estatuto do Partido:
Art. 57. (...)
§1º - O Diretório Municipal tem autonomia para desenvolver amplamente os debates políticos e resolver sobre as questões de política e tática dos seus respectivos âmbitos de intervenção, procurando o mais amplo debate prévio e a maior unidade na ação, sempre nos marcos de não se contrapor ao Programa, ao Estatuto e às deliberações do Congresso e Convenções Partidárias;

Apesar de saber disso, em 15 de abril de 2012, o Presidente do Diretório Estadual do PSOL no Maranhão, Haroldo Sabóia, esteve na cidade de Imperatriz e, de forma intervencionista, reuniu-se com os membros do PCB na cidade e impôs sua posição pessoal em relação às eleições municipais, apresentando o nome de um coronel da polícia militar como o candidato do PSOL para uma possível coligação.
O Presidente sequer comunicou oficialmente à Comissão Provisória acerca de tal reunião. Diante desse fato, a Comissão Provisória de Imperatriz vem a público afirmar que não reconhece a posição tomada pelo Presidente do PSOL estadual, e tampouco a candidatura do Coronel Melo.
Lembramos a todos que o Diretório Municipal de Imperatriz não está sob intervenção. O Estatuto é o documento máximo que rege as ações e o funcionamento do Partido. Portanto, qualquer ação contrária a ele, mesmo partindo de um Presidente, seja nacional ou estadual, é completamente ilegítima.
A Comissão Provisória de Imperatriz, segundo o artigo 99 do Estatuto do PSOL, tem plenos poderes para deliberar, juntamente com sua base, como serão feitas as discussões eleitorais e quem serão seus candidatos. E disso não abrimos mão. O PSOL em Imperatriz tem quadros que sempre fizeram o enfrentamento e estiveram à frente das lutas populares. Não precisamos de uma candidatura imposta de cima para baixo, ainda mais uma que não tem nenhum vínculo com as bandeiras dos trabalhadores.
Já estamos construindo solidamente nossa posição em relação às eleições municipais de 2012. E de uma coisa temos certeza: o Coronel Melo não será nosso candidato. Agradecemos a disposição do coronel em oferecer seu nome, mas acreditamos que sua candidatura não representa o projeto socialista e democrático defendido pelo PSOL em todo o Brasil.
Os militantes do Partido em Imperatriz já estão em tratativas acerca de uma possível coligação eleitoral com o PCB e o PSTU na cidade, em cumprimento à resolução nacional que trata das alianças para as eleições. E que fique claro que nossas tratativas não se baseiam apenas em “nomes”, mas, principalmente, em um programa socialista a ser apresentado aos trabalhadores, e em uma construção contínua de lutas com outros partidos do campo da esquerda, que permita acumular forças e vitórias para a classe trabalhadora para além das eleições.
A postura do Presidente do Diretório Estadual contradiz completamente o que os militantes do Diretório de Imperatriz vêm construindo com muito esforço: uma militância de base, afinada com a democracia que deve reger todas as organizações socialistas.
Nossas candidaturas serão decididas em plenária do Diretório Municipal de Imperatriz no dia 21 de abril, sábado, em atenção aos princípios estatutários, programáticos e éticos do Partido Socialismo e Liberdade.
Imperatriz/MA, 16 de abril de 2012.



DIRETÓRIO MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

Um comentário:

João Luiz Pereira Tavares disse...

VOAR em direção a boa educação, também:

O ESSENCIAL (da cupinzada):

A educação (e a ARTE), como desejava Cristovam Buarque ainda no ínicio desse século com um projeto fabuloso, abortado pelo populista Lula em seu 1º governo, tinha que ter sido PRIORIDADE. Não foi. Eis aí o PeTê.

Sim, é hora de se livrar dos trastes. Mas também dos TRASTES DE suposta ESQUERDA.

E quanto as questões políticas atuais no Brasil, discutidas, só sei que o primordial é o seguinte:

o LULOPETRALHISMO (muitas vezes “esquecido” de crítica dos blogs…):

Lula é um perigo para a volta à normalidade, Lula é o atraso e o prejuízo. Retrógrado, nivelando tudo por baixo. Um homem mentiroso VIGARISTA, PeTralha e Picareta. Amado por inteligentinhos caviares (ditos """intelectuais"""): de araque, como Chico Buarque.

Lula é incompetente, e foi incompetente quando apostou naquela mulher ignorante em ECONOMIA cujo nome é Dilma Rousseff.

O PT tem orgulho de se dizer de esquerda (sentindo com essa identificação pessoal uma vaidade de se "acharem"). Mas PT é pseudo-esquerda, certamente. Hipocrisia publicitária e pura propaganda.

O PT (sobretudo o Lulismo) já está fazendo Campanha (infiltrado nos blocos de Carnaval, disfarçado).